Projetos
Conheça um pouco mais sobre as iniciativas em andamento no NUDRI
Projetos de extensão em andamento
Tecnologias para o desenvolvimento inclusivo: coprodução de tecnologias assistivas para cegos em interação social
Coordenadora: Dra. Marilise Luiza Martins dos Reis Sayão.
Participantes: professores Brenda T. P. de Matos, Daniel Alejandro Ponce Saldías, Francisco Claudivan da Silva, Grazyella Cristina Oliveira de Aguiar, Renata Orlandi, Sérgio Luiz Ferreira; Laboratório de Ciência, Tecnologia e Inovação (LABCTI) – alunos Felipe Michels (Engenharia de Materiais) e Celina de Oliveira (Engenharia Têxtil).
Resumo/Objetivos: O projeto objetiva desenvolver com os alunos e professores dos cursos de Engenharia da UFSC, campus Blumenau, uma proposta de intervenção para o desenvolvimento de tecnologias assistivas para cegos e pessoas com baixa visão pautada por uma abordagem de interação sociotécnica. Os alunos, além de reconhecerem a rede sociotécnica que envolve o desenvolvimento de artefatos com essas especificidades, proporão projetos em tecnologias assistivas de acordo com as demandas que serão coletadas diretamente com pessoas cegas e com baixa visão na Associação de Cegos do Vale do Itajaí (ACEVALI), tendo como ponto de partida a participação ativa dos associados no desenvolvimento dos projetos.
Sustentabilidade no campus de Blumenau: desenvolvimento de tecnologias de controle, reutilização e reciclagem de resíduos sólidos e orgânicos
Coordenadora: Dra. Marilise Luiza Martins dos Reis Sayão.
Participantes: professores membros do NUDRI, além de TAE’s, LABCTI.
Resumo/Objetivos: O “SustenBlu”, projeto de extensão “Sustentabilidade no campus de Blumenau: desenvolvimento de tecnologias de controle, reutilização e reciclagem de resíduos sólidos e orgânicos” objetiva desenvolver com os alunos, TAE’s e professores dos cursos de Engenharias e licenciaturas da UFSC, campus Blumenau, uma proposta de intervenção para o desenvolvimento de ações voltadas para a sustentabilidade, com foco no controle, redução, reutilização e reciclagem de resíduos sólidos e orgânicos. Como somos um campus que se configura pela aderência entre Educação e Tecnologia, nosso objetivo se volta à proposição de tecnologias que se configurarão como ações educativas, que ajudem a reduzir, controlar, reutilizar e reciclar os resíduos que produzimos. Um passo é conscientização por meio da educação e outro é, sem dúvida, o desenvolvimento de artefatos que se voltem para a sustentabilidade dentro da universidade, entendendo que, pensar o micro é modificar o macro. Serão duas ações desenvolvidas: 1.Desenvolvimento de ferramentas Digitais e 2.Ações para reutilização e reciclagem de resíduos sólidos e orgânicos. As atividades serão realizadas no campus Blumenau onde, nas salas de aula e nas instalações do LABCTI serão elaboradas todas as ações do projeto.
Projetos de extensão concluídos
Remodelando os uniformes escolares das escolas públicas de Blumenau-SC numa perspectiva sociotécnica
Coordenadoras: Dra. Marilise Luiza Martins dos Reis Sayão e Dra. Brenda T. P. de Matos.
Resumo: O projeto objetivou desenvolver com os alunos e professores do curso de Engenharia Têxtil da UFSC, campus Blumenau, uma proposta de intervenção que visa à produção de uniformes escolares para os estudantes das escolas municipais de Blumenau pautada em uma abordagem sociotécnica e no estímulo à formação crítica e dialógica de engenheiros têxteis. A metodologia consistiu em: a) Identificação de problemas dos uniformes escolares do município (leitura de contexto), mediante a aplicação de questionários por amostragem nas escolas municipais de Blumenau, predominantemente com alunos do 7º ao 9º ano; b) Elaboração do projeto de ação, que resultou na elaboração de modelos de uniforme escolar e respectivas fichas técnicas, entregues à Secretaria de Educação de Blumenau, instituição parceira que concedeu a autorização para a realização do projeto. O intuito é que o projeto norteie processos de licitação para a compra de uniformes escolares para as escolas do município.
Projetos de pesquisa em andamento
Pesquisa em biomecânica humana para o desenvolvimento de tecnologias assistivas
Coordenador: Dr. Daniel Alejandro Ponce Saldías.
Resumo/objetivos: As tecnologias assistivas proporcionam qualidade de vida e inclusão social às pessoas idosas, com deficiências físicas e mobilidade reduzida. Também melhoram a ergonomia de trabalhadores submetidos a esforço físico e diminuem o tempo de recuperação no pós-operatório de pacientes submetidos a cirurgias. Porém, a maior parte das tecnologias assistivas no Brasil são importadas, possuem um alto preço e barreiras técnicas comerciais. Portanto, a fabricação a nível local de estas tecnologias pode trazer benefícios na economia nacional e especificamente aos usuários pelo menor preço e facilidade de acesso. Além disso, a comprovação da qualidade do produto fabricado no Brasil pode promover um maior alcance social com menores dispêndios para o SUS (Sistema Único de Saúde).
O objetivo deste projeto é desenvolver a pesquisa biomecânica, robótica e mecatrônica, para promover com subsídios científicos e tecnológicos a produção nacional das tecnologias assistivas de maior importância para a população brasileira. A metodologia empregada para a execução do projeto segue a seguinte sequência: determinar as necessidades dos usuários (quais tecnologias são as mais importantes a serem desenvolvidas), obter as especificações de projeto, sintetizar e escolher os princípios de solução e finalmente obter uma solução projetiva aprimorada. Nessa última etapa serão realizadas simulações computacionais e desenvolvimento de protótipos para darem suporte a inovações e à futura fabricação. O projeto proposto será desenvolvido em parceria com o Laboratório de Engenharia Biomecânica da UFSC (LEBm) e o Laboratório de Robótica da UFSC (LRRG), cujas infraestruturas e equipamentos permitem o desenvolvimento de protótipos e levantamentos experimentais.
O trabalho do Engenheiro na empresa: etnografia das atividades de concepção e desenvolvimento de processos e produtos em perspectiva sociotécnica
Coordenadora: Dra. Marilise Luiza Martins dos Reis Sayão.
Subcoordenadora: Dra. Brenda T. P. de Matos.
Alunos bolsistas: Jamille Gabriely Bezerra R. de Melo (Engenharia de Materiais), Juliana Teixeira Coelho (Engenharia Têxtil) e Leonardo Fabricio Pedroso Cella (Engenharia de Controle e Automação).
Resumo/Objetivos: O presente projeto faz parte das atividades de pesquisa do Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Regional e Inovação (NUDRI) e tem por objetivo empreender uma investigação de cunho sociotécnico para a compreensão do trabalho do engenheiro no seu espaço de trabalho. A ideia é desenvolver uma pesquisa de cunho etnográfico, no qual investigaremos questões que se remetem ao trabalho do engenheiro em empresas têxteis da cidade de Blumenau e região, lançando um olhar sociotécnico sobre o trabalho desse profissional quando nos processos de concepção e desenvolvimento de processos e/ou produtos. Por meio de estudos de caso em duas ou três empresas da região, acompanharemos, com a contribuição de três bolsistas, um de cada engenharia do campus, a atividade de alguns engenheiros em seu ambiente de trabalho. Será tarefa, por meio da metodologia de trabalho proposta, a etnografia, apresentar descrições detalhadas das práticas observadas no que tange a objetos técnicos e não técnicos, destacando-se a importância de questões sociais, culturais, políticas e organizacionais nos processos de concepção e desenvolvimento de produtos e processos.
A moda é para todos: estudo dos princípios do Desenho Universal aplicados ao vestuário
Coordenadora: Dra. Grazyella Cristina Oliveira de Aguiar.
Participantes: professores Brenda T. P. de Matos, Daniel Alejandro Ponce Saldías, Leonardo Mejia Rincon, Marilise Luiza Martins dos Reis Sayão.
Resumo/Objetivos: A moda atual está cada vez mais democrática, atendendo aos diferentes estilos, gostos e bolsos. Embora as empresas de moda estejam preocupadas em satisfazer diferentes segmentos e perfis de consumidores, ainda se percebe pouco estudo e desenvolvimento de produtos voltados para pessoas com necessidades. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é estudar os princípios do desenho universal para serem aplicados aos projetos e produtos de moda, já que seus fundamentos podem nortear o desenvolvimento de produtos que atendam a todos os tipos de pessoas ou a um maior número, fazendo um estudo aprofundado em ergonomia e antropometria, por exemplo. Outro objetivo é desenvolver projetos inclusivos voltados para a área de moda que proporcionem prazer às pessoas com deficiência, tendo em vista as referências e as representações sociais do profissional, na intenção de oferecer uma formação mais humana e reflexiva.